+351 210 001 617 (Lisboa) | +351 289 098 720 (Faro)

Portugal 2020 - Governo contratualiza contratos com os Grupos de Ação Local (GAL)

O Desenvolvimento Local de Base Comunitária, designado por DLBC, é um dos instrumentos do Portugal 2020, que visa promover, em territórios específicos, parcerias focalizadas no empreendedorismo e na criação de postos de trabalho. Os DLBC estão divididos em DLBC Rurais, DLBC Costeiros e DLBC Urbanos, de acordo com as características de cada território.

A diversificação e revitalização da economia local e a criação de emprego são os objetivos do programa cuja operacionalização passou pela constituição de grupos de ação local (GAL) e pela identificação de estratégias de desenvolvimento local (EDL) que permitam a contratualização de projetos concretos a que podem aceder pessoas individuais ou coletivas.

Esta abordagem integrada nas vertentes económicas, social, cultural e ambiental é apoiada por vários programas do Portugal 2020, nomeadamente pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2020, por todos os Programas Operacionais Regionais do continente e pelo Programa Operacional MAR 2020.

No passado dia 27 de janeiro foram assinados 54 contratos com os GAL Rurais, no valor total de 242,2 M€ de Fundos da União Europeia. Estima-se para breve a abertura das primeiras candidaturas.